No jogo de ida da grande final da Série A4, o torcedor do Paulista fez grande festa em Jundiaí, mas quem saiu por cima foi a União Barbarense, que venceu por 1 a 0 e “colocou uma mão na taça” do torneio, que se resolve no final de semana, em Santa Bárbara D’oeste. A bola rola no jogo de volta a partir das 15h do sábado (26) no Antonio Lins Ribeiro Guimarães.
Em um ótimo jogo por parte de ambas as equipes que já conquistaram o acesso, o meia Vini fez o único gol do jogo para os visitantes. Lucas Silva chegou a balançar as redes, mas em posição irregular, já nos acréscimos da 2ª etapa. Mais de 8.500 torcedores estiveram no Jayme Cintra para ver a derrota do Galo, que agora precisa vencer o adversário por dois gols de diferença, visto que o rival fez melhor campanha na primeira fase.

PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com clima de festa em Jundiaí e com muito movimento. Logo no primeiro lance, quase que o Jayme Cintra vai abaixo. Jogada do Galo pela ala direita e cruzamento perigoso na área, sem desvio, mas com perigo para o gol da Barbarense. Em resposta, já aos 4 minutos, bela jogada e chute forte de Messias, que força grande defesa de Lucas Gomes.
Aos 12 minutos, o time visitante teve sua melhor oportunidade, quando Lucas Lotto recebeu um lançamento de Daniel, mas não conseguiu dominar a bola e acabou chutando para longe. O Paulista também teve uma boa chance aos 26 minutos, quando Christopher aproveitou um rebote do goleiro do União Barbarense após um escanteio, mas o chute foi bloqueado pela defesa adversária. A intensidade do jogo se manteve, mas sem grandes exigências para os goleiros, com as faltas sendo um dos maiores destaques da primeira etapa, gerando muitas marcações e reclamações por parte dos jogadores.
Já aos 43 minutos, o Paulista teve uma grande oportunidade de abrir o placar. A zaga do União Barbarense bobeou e a bola sobrou na área, nos pés de Christopher, que finalizou para fora. A chance foi clara, mas o atacante perdeu a oportunidade de marcar. Após o erro, Christopher teve contato com o defensor do União Barbarense e ficou pedindo pênalti, alegando um toque do adversário. No entanto, o árbitro mandou seguir o jogo, sem assinalar a penalidade. A reclamação do atacante e a indecisão do árbitro geraram um clima de tensão nos minutos finais da primeira etapa, que terminou sem gols, mas com um resultado ainda aberto para o segundo tempo.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Paulista buscando reação, e logo aos 8 minutos, a primeira grande oportunidade. Ivamar recebeu passe de Arílton, avançou pela direita e fez um bom lançamento para a pequena área. No entanto, o atacante do Paulista furou a bola e ela se perdeu para a linha de fundo, sem levar perigo ao goleiro Ivo do União Barbarense. A falha no ataque foi um reflexo da dificuldade da equipe para quebrar a defesa adversária. Mesmo assim, o time continuava pressionando, em busca do gol de empate.
Aos 16 minutos, o União Barbarense surpreendeu. Em uma jogada que começou com uma tabelinha entre Lucas Lotto e Daniel, o camisa 9 perdeu a bola, mas ela sobrou nos pés de Vini, que estava na entrada da área. Vini chutou forte, e a bola desviou em um defensor do Paulista, enganando o goleiro Lucas Gomes, que se lançava para o outro canto. O gol de Vini colocou o União Barbarense à frente, em uma jogada que teve um pouco de sorte. Depois do gol, o Paulista se lançou ainda mais ao ataque, pressionando a defesa adversária em busca de uma reação. Aos 44 minutos, João Choco teve uma cobrança de falta perigosa, que fez o goleiro Ivo tremer. A bola explodiu na trave, frustrando o sonho do empate do Galo. E quando parecia que o empate estava ao alcance, aos 50 minutos, veio o balde de água fria: Lucas Silva cabeceou para o gol após um passe de Kadir, mas o assistente assinalou impedimento e o gol foi anulado. A derrota amarga foi consumada no último lance do jogo, e o Paulista saiu de campo sem poder comemorar a igualdade.
ESCALAÇÕES
Paulista: Lucas Gomes; Renato Marola, Maykon, Zé Mendes e Vitinho Nascimento; Lucas Silva, Wagner Chorão (Kadir) e João Choco; Arílton Júnior, Ivamar Júnior (Felipe Pet) e Cristopher. Técnico: Fausto Dias
União Barbarense: Ivo Ricardo; Mastherson (Vini), Pedro, Vitão e Wesllen; Índio, Lucas Lotto (Danilo), Fabrício e Messias (Hebert); Vitor Hugo (Hiago Oliveira) e Daniel (Cristiano). Técnico: Raphael Pereira