Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

União São João pressiona, mas empata com o Botafogo

Por: Lucas Soares
2 meses atrás em 25 de junho de 2025
Foto: Divulgação/BotafogoSP









União São João de Araras e Botafogo-SP se enfrentaram na tarde desta quarta-feira, 25, pela segunda rodada da Copa Paulista 2025, em um duelo marcado pelo equilíbrio e estilos distintos de jogo. O time de Araras adotou uma postura ofensiva desde os primeiros minutos, buscando sua primeira vitória na competição, enquanto o Botafogo tentou controlar a partida com mais posse de bola e transições rápidas.


O União segue sem vencer na competição, e com um ponto, ocupa a quarta posição do grupo 2. O Botafogo também não conseguiu vencer na Copa ainda, mas está na lanterna do grupo, devido a mau resultado na partida de estreia, contra a Inter.


Escalações











Botafogo-SP: Brenno, Lucas Mazetti (Fabrício), Nuno, Badaró, Franklin, Rafinha (Candê), Kawê (David Braw), Yuri, Pablo Thomaz (Caíque Andrade), Lucas Nathan (Tortello) e William. Técnico: Ivan Izzo.

União São João de Araras: Matheus Pellegrini, Léo Machado, Felipe Codo (Dudu Black), Lucas Coutinho, Ruan Marcos (Borges), Tallys, Bruno, Emerson Müller, Igor Silva (Chileno), Jonatan da Ora e Emmanuel. Técnico: Danilo Sacramento.

Primeiro Tempo


O União São João começou melhor e criou boas chances nos minutos iniciais, exigindo defesas importantes do goleiro Breno. A equipe de Araras se mostrou solta no ataque, apostando nos contra-ataques em velocidade pelas costas dos laterais do Botafogo. Com um jogo rápido e dinâmico, o União já poderia estar à frente do placar aos 15 minutos, dado a intensidade ofensiva.


Aos poucos, o Botafogo passou a controlar mais a posse de bola, mas teve dificuldades para transformar o domínio em chances claras de gol. O duelo ficou mais truncado, com muitas faltas dos dois lados para frear as investidas adversárias. O União rondava a área, mas encontrava dificuldade para superar o bloco defensivo do Botafogo, que demonstrava sentir a pressão.


A partida perdeu ritmo com as constantes paralisações para atendimento médico, o que deixou o jogo mais lento e travado. No fim da primeira etapa, o União São João perdeu a bola no campo de ataque e viu o Botafogo responder com rapidez: Kauê roubou a bola, acionou Lucas Nathan, que deu um passe preciso para Pablo Thomaz. O camisa 9 saiu cara a cara com o goleiro Matheus e finalizou com precisão, abrindo o placar para o time de Ribeirão Preto. Assim acabou o primeiro tempo.



Segundo Tempo


O União voltou para o segundo tempo tentando trocar mais passes e construir jogadas com mais calma. Apesar da postura ofensiva, a equipe pecava na reta final das jogadas. Jonatan teve algumas boas oportunidades, mas desperdiçou. O time de Araras seguia pressionando e chegava com perigo, mas não conseguia concluir em gol. Por outro lado, o Botafogo-SP já não conseguia manter a posse de bola como no primeiro tempo.

A partir dos 25 minutos, o Pantera percebeu a queda de rendimento do adversário e passou a subir suas linhas, buscando um segundo gol para garantir mais segurança. Aos 38 minutos, Dudu Black encontrou Rafael Tanque na área. O camisa 9 subiu bem e cabeceou com perfeição, empatando o jogo.

Após o gol, o Botafogo se fechou e passou a esperar o União, que ainda tentava a virada nos minutos finais, chegando diversas vezes com cruzamentos e com perigos, mas os atacantes do clube não concluíram bem. Com várias chances perdidas, o time acabou com apenas um gol no placar.

Próximos compromissos


Pela terceira rodada da Copa Paulista, o Botafogo-SP volta a campo na quarta-feira, dia 2 de julho, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Comercial, em mais um clássico em Ribeirão Preto. Já o União São João recebe a Inter de Limeira na sexta-feira, dia 4 de julho, às 15h, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras.