Rivais na semifinal da Copa Paulista e igualados em 0 a 0 no jogo de ida, União São João e Monte Azul chegaram até a etapa com campanhas bem diferentes. Enquanto o Azulão tem o melhor aproveitamento da competição e chega como favorito para o confronto, o Verdão de Araras vem “aos trancos e barrancos” desde a primeira fase, quando foi o 2º pior classificado entre os que avançaram para as oitavas de final.
Na fase de grupos, o Monte Azul somou 19 pontos, com seis vitórias, um empate e uma derrota nas oito partidas que disputou. São três pontos e três vitórias a mais que o União conquistou em toda a competição, somando a 1ª fase, oitavas, quartas e semifinal. Com apenas nove pontos na fase inicial, o time ararense soma 16 pontos totais, com três vitórias, sete empates e três derrotas.
A disparidade entre as trajetórias não entrou em campo no Doutor Hermínio Ometto, com o União dominando grande parte da partida e criando as melhores chances. O empate sem gols saiu “barato” para o Monte Azul, que agora decide sua classificação como mandante. No entanto, o jogo não acontece na sua tradicional casa, o Patrício Arroyo. Por questões de estrutura do gramado, o jogo ocorrerá na Fonte Luminosa, em Araraquara, no sábado (28), às 15h.
Qualquer empate leva o jogo para os pênaltis, enquanto uma vitória classifica o time triunfante para a final da Copa Paulista. Ir para a final representa automaticamente garantir uma vaga numa competição nacional em 2025. O vencedor do torneio escolhe entre participar da Série D do Brasileirão ou da Copa do Brasil. O vice-campeão fica com a outra vaga.