Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Valentim arrisca mudança de esquema tático mais uma vez

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 16 de julho de 2024
Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC
Na derrota por 2 a 0 contra o Santos, o Ituano apresentou uma mudança tática. Valentim escalou o time com uma linha de três zagueiros e dois laterais, formando uma linha defensiva composta por cinco jogadores. Tal esquema tático não é novidade e já foi testado outras vezes por Valentim.

O treinador, porém, apesar de já ter testado algumas vezes a formação, sempre opta por desmontar cedo o esquema. Logo na sua segunda partida pelo clube, contra o São Paulo, estreou a nova formação. Com dez minutos do segundo tempo, quando o time perdia por 2 a 1, mudou o esquema tático para a linha de quatro.

Na segunda rodada da Série B, ele voltou a entrar em campo com cinco defensores. Com apenas 37 minutos, sem nem esperar o intervalo, ele já optou por fazer uma substituição e voltar a tradicional linha de quatro quando o time perdia por 1 a 0.

[caption id="attachment_407636" align="aligncenter" width="1024"]Ituano jogou com três zagueiros Walber foi um dos três zagueiros contra o Santos - Foto: Miguel Schincariol[/caption]

Contra o Santos, neste sábado (15), voltou a arriscar uma escalação com uma linha de cinco. Dessa vez, mesmo com o time perdendo de 2 a 0 com 15 minutos de jogo, o comandante aguardou o intervalo para fazer a substituição e retornar à linha de quatro.

Nas três partidas as mudanças durante os jogos não surtiram efeito e os placares finais mantiveram o mesmo. Mesmo assim, as mudanças rápidas indicam que o desempenho com cinco defensores não agradou em nenhum momento.

Na próxima rodada contra o CRB, após mais uma vez a linha defensiva mais robusta não apresentar resultados, Valentim deve voltar a escalar o time com a tradicional linha de quatro.