Valentim valoriza atuação da Ponte Preta após nova vitória

Por: Beatriz Quintino
9 meses atrás em 13 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução


O técnico Alberto Valentim exaltou mais uma boa atuação da Ponte Preta no Paulistão após a vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, fora de casa, no Maião. Com o resultado, a Macaca chegou à quarta vitória consecutiva.


Mais uma vitória muito importante. Eu vou ter que ser repetitivo com vocês em algumas respostas, mas a vitória é muito importante contra um adversário muito forte, um adversário de Série A, um adversário que tem o melhor ataque do campeonato. A gente veio para cá e é bom lembrar as coisas, porque temos cobrado muito os atletas. Conversamos bastante hoje no café da tarde, aquela cobrança: ‘O que vai ser a Ponte Preta depois de um dérbi, depois de três vitórias seguidas?’ Foi uma Ponte Preta guerreira, com muita intensidade, muita obediência tática, muito sacrifício e humildade por parte de todos. Essa vitória coroa o esforço e a entrega desse grupo. Agora, estamos buscando outros objetivos”, analisou o treinador.




Mesmo com mudanças na equipe titular, Valentim valorizou a postura do elenco e reforçou a importância da coletividade dentro do grupo.


Tenho falado sobre a questão do grupo da Ponte Preta. Não é só quem entra, mas também quem entra depois. Na saída do gramado, o Dudu ressaltou isso, um grupo está se formando, um grupo que é por ele mesmo. É por isso que falei na primeira resposta que precisaria ser repetitivo com vocês. Eu falei isso lá atrás, se vocês lembrarem. É importantíssimo quem começa, óbvio que é. Mas quem termina o jogo também é importante, talvez até mais ou tão importante quanto. E não é demérito ficar no banco quando você está trabalhando para defender o escudo da Ponte Preta de verdade. Importa quem começa, sim, mas importa muito quem termina o jogo. Eu disse isso depois do dérbi: está sendo demonstrado na prática, não é só da boca para fora. Não há vaidade, é zero vaidade. Precisamos continuar assim, com a guarda alta, buscando nossos objetivos.”


A vitória sobre o Mirassol também consolidou a Ponte Preta como o melhor visitante do Paulistão. A equipe soma quatro vitórias e um empate em cinco jogos fora de casa. Além de ter a defesa menos vazada da competição, com cinco gols sofridos em nove jogos.


Hoje, chegamos à quarta vitória consecutiva, algo que não acontecia no Campeonato Paulista desde 2013. É mais uma conquista para esse grupo. Sem dúvida, somos o melhor visitante. Temos apenas uma derrota, temos a melhor defesa. Tirando talvez São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, somos o único time que conseguiu praticamente 100% de aproveitamento fora de casa. Isso mostra o quanto eles estão acreditando no trabalho e comprando a ideia. A vitória de hoje tem uma importância muito grande. Na preleção, batemos muito nisso”, destacou Valentim.


Com 18 pontos, a Macaca segue na vice-liderança do Grupo D, um ponto atrás do São Bernardo e cinco à frente do Palmeiras, que ainda joga na rodada.


Nós tínhamos dois objetivos a princípio: fazer os 12 pontos o quanto antes no campeonato à parte que falamos no domingo e, agora, buscar nossa classificação. Não vai ser fácil, temos que continuar nessa luta. Precisamos recuperar bem. Desta vez, não teremos tempo para comemorar. Voltamos de madrugada, amanhã já trabalhamos e a recuperação já começa hoje.”


A Ponte Preta volta a campo no próximo sábado, às 16h, para enfrentar o Botafogo-SP no Moisés Lucarelli. Valentim destacou o reencontro com a torcida no Majestoso e projetou mais um duelo difícil.


Nosso próximo jogo é contra o Botafogo, que vem de uma vitória. É um time que está em uma situação complicada no campeonato. Será o reencontro com nossa torcida depois de uma vitória fora de casa. Nossa torcida gritou e deu para ouvir hoje aqui de novo. Coisa linda! Distância grande, chuva, e mais uma vez eles nos apoiando. Será outro jogo difícil. Vamos recuperar bem os atletas agora. Tivemos duas baixas para esse jogo, Emerson e o Léo. Vamos estudar todos os aspectos que cabem à comissão técnica para definir os 11 titulares e os convocados para o jogo de sábado”, finalizou o comandante.