No último sábado (22), o Ituano empatou por 1 a 1 contra o Brusque, pela 12° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o gol sofrido, o Galo continua como a pior defesa da competição com 26 gols sofridos.
Alberto Valentim falou sobre o péssimo momento defensivo da equipe, que tomou 13 gols nos últimos quatro jogos. O treinador destacou uma melhora ofensiva recente, que de fato aconteceu. Nove dos 14 gols do clube foram marcados nas últimas quatro rodadas“A nossa fase defensiva é algo que precisamos melhorar muito, pois nós temos tomado muitos gols. São correções diárias para que a gente consiga tirar chances do adversário, ser mais preciso. O nosso lado ofensivo melhorou bem, temos feito gols e criado oportunidades. Mas o lado defensivo temos de melhorar, sim”.
Sobre o jogo de sábado (22), Valentim disse que não ficou satisfeito com o primeiro tempo da equipe. Apesar disso, o Ituano saiu na frente do placar, mas acabou levando o empate, o que deixa um sabor amargo, segundo o treinador.“Queríamos muito essa vitória, esses três pontos. Dentro daquilo que pudemos, trabalhamos. Não entramos como deveríamos no primeiro tempo, faltou agressividade e fiz essa cobrança aos jogadores. Nós é que tínhamos que ditar o ritmo, não o adversário. No segundo tempo voltamos melhores, fizemos 1 a 0, poderíamos ter ampliado e acabou não acontecendo. E depois tomamos um gol que preciso ver se não faltou encurtar para que o jogador não finalizasse com tanta liberdade e espaço. Ficou amargo, sim”.
[caption id="attachment_405062" align="aligncenter" width="1024"]

Ituano e Brusque empataram em 1 a 1 - Foto: Miguel Schincariol[/caption]
Com mais uma derrota, o Rubronegro continua na vice lanterna da competição, com oito pontos ganhos, quatro a menos que a Ponte Preta, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Valentim falou sobre esse momento e o trabalho para manter os atletas de cabeça em pé.“Confiança também, para todos nós. É uma situação da qual queremos sair logo. São alguns pontos importantes, temos feito um trabalho diário com a nossa psicóloga, que tem estado mais perto, acompanhando o dia a dia de treinos e também nas vésperas dos jogos. É um trabalho muito importante. Os jogadores são seres humanos e, principalmente aqueles que vão a campo, temos de estar cuidando deles. São pais de família, pessoas que sentem. Esse trabalho está sendo feito, sim”.
O Ituano volta a campo no próximo sábado (29) para enfrentar o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=wnBAiOcgO1Y[/embed]