O Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino nesta quinta-feira, dia 20, às 21h30, no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Brasileirão. O Verdão quer aproveitar a boa fase e buscar sua quarta vitória consecutiva na competição.
Porém, o clube terá um desfalque importante, não só para a partida de hoje, mas também para o próximo mês. O atacante Lázaro sofreu uma lesão na coxa esquerda na vitória sobre o Atlético-MG, na última segunda-feira. Por isso, o atacante deve desfalcar o Verdão por aproximadamente um mês.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Para piorar a situação, o Alviverde acabou de perder Luis Guilherme e Endrick, que acertaram suas transferências para o futebol europeu, deixando o setor ofensivo do Palmeiras com poucas opções.
Dessa forma, fica a dúvida sobre quem pode substituir Lázaro. Abel Ferreira tem algumas opções para substituir o atacante, porém, todas têm características diferentes e mudam taticamente o Verdão.
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
O jogador, que chegou no início da temporada a pedido de Abel, permite ao treinador repetir a dobradinha de laterais, como faz do lado direito com Marcos Rocha e Mayke. Além disso, Caio começou sua carreira como ponta, sendo uma opção mais voltada para o lado do campo. Ele chegaria à linha de fundo e dividiria o lado esquerdo com o lateral Piquerez.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Caso opte pelo argentino, Abel terá o retorno do artilheiro do clube na temporada ao time titular. Flaco assumiria a função de centroavante, sua posição natural, e Rony seria deslocado para a ponta esquerda. Essa é uma função com a qual o camisa 10 está familiarizado, já que antes de jogar mais pelo centro do ataque, ele atuava por aquele setor do campo. Aliás, ele atuou nesta posição em duas oportunidades nesta temporada, contra o Vitória e o Liverpool-URU.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Essa seria a opção que mais mudaria o esquema tático da equipe. Abel repetiria a formação utilizada na fase final do Brasileirão de 2023. Mayke entraria na ala direita e Marcos Rocha recuaria para a linha de três zagueiros com Murilo e Naves. Piquerez avançaria para a ala, e o meio-campo continuaria com Aníbal, Zé Rafael e Raphael Veiga. No ataque, o time deixaria de ter um trio ofensivo e passaria a jogar com Rony e Estêvão como dupla ofensiva.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Por fim, existe a opção de Dudu, porém, essa é a mais improvável. O camisa 7 ainda não atuou desde que se recuperou da lesão no joelho que o afastou dos gramados por 10 meses, portanto, ainda não teria ritmo para iniciar uma partida. Mas, caso consiga recuperar gradualmente seu futebol de qualidade, Abel ganharia uma opção importante para o setor, com um jogador acostumado a atuar pelo lado esquerdo do campo.