Veja coincidências que podem “ajudar” Ponte na classificação

Por:
2 anos atrás em 1 de março de 2024
Foto: Marcos Ribolli


A atual jornada da Ponte Preta no Campeonato Paulista apresenta algumas semelhanças notáveis com a trajetória do time em 2020. Há quatro anos, a Macaca disputava as fases eliminatórias pela última vez e agora busca retornar a essa fase avançada do estadual.


Com 16 pontos, a Ponte Preta ocupa a segunda posição do Grupo B. Uma vitória sobre o Novorizontino poderia garantir à equipe alvinegra uma vaga antecipada nas quartas de final – isso ocorreria caso o Água Santa, com 14 pontos, tropeçasse contra o São Bernardo.


A última vez que a Ponte Preta chegou às quartas de final foi sob o comando de João Brigatti, que continua como treinador, em 2020.


Naquela ocasião, a Ponte alcançou as semifinais, porém lutou contra o risco de rebaixamento até a rodada final da primeira fase.


Quando o Paulistão foi suspenso devido à pandemia de Covid-19, a Ponte Preta estava na última posição geral, mas retornou quatro meses depois, conseguindo uma reviravolta ao vencer Novorizontino e Mirassol, escapando da queda e avançando para as quartas de final.


Nos playoffs, a equipe eliminou o Santos na Vila Belmiro, com uma vitória por virada por 3 a 1, mas foi derrotada pelo Palmeiras na semifinal por 1 a 0 no Allianz Parque.




Posteriormente, o time não conseguiu se classificar em 2021, foi rebaixado para a Série A2 em 2022 e conquistou o acesso na temporada passada.


Goleiros da base

A ressurgência em 2020 foi liderada pelo goleiro Ivan, revelado na Ponte Preta e uma peça-chave no elenco de Brigatti.


A trajetória do antigo goleiro titular da Macaca se assemelha à de Pedro Rocha.


Também formado na base alvinegra, o atual goleiro da Ponte, assim como Ivan no passado, recebeu apoio da diretoria e comissão técnica após a saída de Caíque França e se estabeleceu como um dos destaques no Paulistão. O jogador lidera, aliás, a estatística de defesas difíceis na competição.


Vitórias contra o Corinthians

Outra coincidência com a campanha de 2020 envolve o Corinthians. Há quatro anos, a Ponte Preta venceu o Timão na fase de grupos por 2 a 1, no Moisés Lucarelli, com gols de Roger e Bruno Reis, enquanto Boselli descontou para os visitantes.


Nesta temporada, a equipe liderada por Brigatti quebrou um tabu na casa do Corinthians. O gol de Iago Dias marcou a primeira vitória campineira em dez jogos na Neo Química Arena.


– O nosso objetivo é a classificação. Estamos passando por um processo de restruturação desde o ano passado, a diretoria está trabalhando com a gente nisso e precisamos desse apoio do torcedor para alcançar nosso objetivo – destacou o técnico da Macaca.


Os torcedores da Ponte Preta mantêm a confiança de que a equipe voltará às fases eliminatórias após quatro anos. O próximo desafio será em casa, no domingo, contra o Novorizontino, antes de encerrar a participação na primeira fase contra o Santo André, fora.


Com dois pontos à frente do Água Santa no Grupo B, a Ponte depende de suas próprias forças para repetir o feito de 2020.