O Santos encerrou seu ano de 2024 com o título da Série B do Campeonato Brasileiro e, dessa forma, garantindo seu retorno à elite do futebol nacional. A equipe terminou o campeonato com 68 pontos. Um de vantagem para o Mirassol, vice-campeão.
Com uma campanha sólida, o Peixe ficou praticamente todo o campeonato do G4 e garantiu o título com duas rodadas de antecedência. Ao todo, foram 20 vitórias, oito empate e dez empates.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Gols marcados
Guilherme marcou dez gols em 31 jogos e foi o artilheiro do Santos na competição. O atacante terminou em quinto no ranking geral do campeonato. Erick Pulga, do Ceará, foi o líder com 13.
Assistências
Guilherme, além de ser o artilheiro, também foi o garçom da equipe na Série B. O atacante fez oito passes para gol e terminou como o segundo jogador do campeonato com mais assistências, atrás apenas de Lucas Lima, que teve 11.
Participações diretas em gol
O jogador que mais marcou e mais deu assistência foi, consequentemente, o que mais se envolveu diretamente em gols. Com suas 18 participações, Guilherme também foi o melhor do campeonato no quesito. Os segundos colocados foram Saulo Mineiro, do Ceará, e Alesson, do Vila Nova, com uma participação a menos.
Finalizações por partida
O grande destaque do Peixe na competição aparece no topo da lista de mais um quesito. Com uma média de 2.9 finalizações por partida, Guilherme teve o melhor número do campeonato, junto com Saulo Mineiro, do Ceará.
Guilherme comemora gol marcado – Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Grandes chances criadas
Finalmente surge outro nome de destaque no elenco. O jovem lateral direito JP Chermont liderou o quesito de criação de grandes chances. Foram cinco em 31 partidas. O “menino da Vila” ficou na nona posição do ranking geral. Líder do quesito, Lucas Lima, do Sport, teve 13.
JP Chermont em ação pelo Santos – Foto: Abner Dourado / AGIF
Dribles certos
O melhor driblador do Santos na Série B foi o meio-campista Otero, com uma média de um drible certo por partida (58% de aproveitamento). O venezuelano ficou na 12° colocação do ranking geral. O melhor do quesito foi Fernandinho, do Mirassol, com 2.3 de média.
Otero comemora gol marcado – Foto: Abner Dourado/AGIF
Desarmes
O destaque defensivo do Santos na Série B foi João Schmidt. O volante teve uma média de 2.4 desarmes por jogo e foi o melhor do quesito no campeonato. Abaixo dele, aparecem Falcão, do CRB, José Aldo, do Ituano, e Mateus Henrique, do América-MG. Todos com uma média de 2.1.
João Schmidt em ação pelo Santos – Foto: Marcos Ribolli