O Corinthians vive um momento de profunda reformulação em seu elenco, uma das maiores dos últimos anos. A estratégia, impulsionada pela gestão de Augusto Melo, busca promover a renovação do plantel, o que já resultou na saída de importantes nomes do clube. E a lista de jogadores que podem deixar o Timão ainda pode aumentar.
Nove jogadores do atual elenco, praticamente um time inteiro, têm contratos se aproximando do fim e ainda não sabem se terão seus vínculos renovados. Entre eles, nomes como Fagner, Romero, Maycon, Cacá, Ruan Oliveira, Matheus Araújo, Caetano, Raul Gustavo e Matheus Donelli. Antes dessa lista, outros jogadores experientes e considerados líderes do elenco, como Gil, Renato Augusto, Giuliano, Fábio Santos, Cássio e Paulinho, já deixaram o clube nos últimos meses.
Dentre os nove jogadores com futuro incerto, apenas dois estão com idade superior a 30 anos: Fagner, com 34 anos, e Romero, com 31 anos. A renovação do Timão, portanto, se concentra em jogadores mais jovens, buscando construir um time com mais fôlego e potencial para o futuro. A decisão final sobre a permanência de Fagner e Romero ainda não foi definida internamente pelo clube, que agora também avalia o impacto da saída recente de vários jogadores experientes.
Alguns dos jogadores que ainda têm contrato com o Corinthians até 31 de dezembro estão emprestados e podem permanecer no clube, dependendo de negociações com seus respectivos times. É o caso de Maycon, que sofreu uma grave lesão no joelho e só deve retornar a jogar em 2025. Para que o jogador siga no Timão, será necessária uma negociação entre o clube e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, detentor dos seus direitos econômicos. A intenção inicial do Corinthians era adquirir o jogador em definitivo, mas a lesão pode alterar os planos.
O zagueiro Cacá, também está emprestado pelo Tokushima Vortis, do Japão, até o fim do ano, e o Corinthians tem opção de compra em contrato por cerca de US$ 2 milhões (R$ 9,9 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos.
O futuro de Ruan Oliveira, Matheus Araújo, Caetano e Raul Gustavo depende da aprovação do técnico português António Oliveira. Todos eles não têm sido aproveitados com frequência pelo treinador, o que aumenta a possibilidade de não receberem ofertas de um novo contrato. Caetano, inclusive, vinha negociando um novo contrato, mas o zagueiro recusou uma primeira oferta do Timão para a renovação. No momento, as tratativas estão congeladas.
Matheus Donelli completa a lista de jogadores com contrato próximo do vencimento. O goleiro tem vínculo até 5 de janeiro e uma renovação ganhou ainda mais importância após a saída de Cássio. O jogador de 22 anos virou o reserva imediato de Carlos Miguel e pode ter mais oportunidades com a saída do experiente goleiro.
Além dos nove jogadores citados, Gabriel Moscardo é uma saída certa. Vendido ao PSG e emprestado pelo clube francês até o meio do ano, o volante deixará o Timão em 30 de junho.