A última vez que uma equipe teve a oportunidade de decidir a semifinal em casa após decidir as quartas fora foi há cinco anos, realidade que pode finalmente mudar com os jogos que acontecem na próxima quarta-feira (27). O critério utilizado deriva das melhores e piores campanhas entre os times que vão avançando para as próximas fases do mata-mata.
Velo Clube e Portuguesa Santista assumem o protagonismo da vez. Como os pontos continuam a ser somados na tabela de classificação, caso o cenário continue favorável para os dois lados, podem ser as primeiras equipes – desde o XV de Piracicaba em 2019 – a atingir o feito.
Ambos chegam em vantagem para o jogo da volta das quartas de final do Paulistão A2 de 2024. No último final de semana, o Velo venceu o São José por 2 a 1. Já a Briosa aplicou 3 a 2 sobre o XV.
Cenário ideal
Ainda nas quartas de final, os clubes não puderam decidir a classificação perante suas torcidas, após encerrarem a primeira fase fora das quatro melhores campanhas – Briosa em quinto com 23 pontos e Velo em sétimo, com 22. A tabela atualizada, contando com os pontos decorrentes dos jogos da ida, já se apresenta um pouco diferente: tem a Portuguesa em quarto (26), seguida pelo Velo (25).
Se o time rioclarense avançar com duas vitórias sobre o São José, são seis pontos na conta, mesma realidade da Briosa, caso triunfe sobre o XV novamente. Em uma combinação de resultados ainda maior, que termine com Ferroviária ou São Bento eliminados, as equipes já garantem as duas melhores campanhas entre os quatro semifinalistas, fazendo assim a definição das semis como mandantes.
Os jogos de ida entre Noroeste x São Bento e Juventus x Ferroviária ficaram no empate por 1 a 1.