Verdão bate Botafogo e assume vice-liderança do Brasileiro

Por: Neila Gonçalves
2 meses atrás em 17 de agosto de 2025
Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


O Palmeiras visitou o Botafogo neste domingo, 17 de agosto, pela 19ª rodada do Brasileiro Série A. O confronto aconteceu no Estádio Nilton Santos e o Verdão garantiu a vitória por 1 a 0.


Escalações


Botafogo: John, Mateo Ponte (Jeffinho), Marçal, Alexander Barboza (Vitinho), Alex Telles, Allan (Danilo), Marlon Freitas, Santiago Rodríguez (Savarino), Matheus Martins, Joaquín Correa, Nathan Fernandes (Montoro). Técnico: Davide Ancelotti.


Palmeiras: Weverton, Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs), Piquerez, Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Facundo Torres, Felipe Anderson (Allan), Flaco López (Luighi), Vitor Roque (Maurício). Técnico: Abel Ferreira.


Primeiro Tempo 


O primeiro tempo no Nilton Santos foi marcado pelo clássico ditado do futebol: “quem não faz, leva”. O Botafogo criou diversas oportunidades claras de gol, principalmente com Joaquín Correa e Mateo Ponte, ambos em situações cara a cara com o goleiro Weverton, mas não conseguiu finalizar com eficiência. Correa teve boa chance aos 22 minutos, parando em grande defesa de Weverton, e Ponte quase marcou aos 42, mas chutou para fora praticamente dentro da pequena área.




A falta de pontaria do time de Davide Ancelotti foi decisiva para o Palmeiras, que, aos 44 minutos, aproveitou a primeira oportunidade mais clara do jogo. Em contra-ataque rápido, Felipe Anderson recebeu passe de Vitor Roque, aproveitou falha da defesa do Botafogo e finalizou cara a cara com John, abrindo o placar para os visitantes. O Botafogo ainda pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu empatar, e o primeiro tempo terminou 1 a 0 para o Palmeiras.


Segundo Tempo


O segundo tempo começou com o Botafogo tentando pressionar, mas sem efetividade nas finalizações. Savarino e Joaquín Correa tiveram boas chances, mas pararam em defesas seguras de Weverton, enquanto Nathan Fernandes e Santi Rodríguez também não conseguiram transformar em gol os lances criados.


O Palmeiras, por sua vez, controlou o ritmo do jogo e explorou contra-ataques, quase ampliando o placar em oportunidades com Vitor Roque e Luighi, que não conseguiram concluir com sucesso. Felipe Anderson ainda participou de jogadas perigosas, mas a defesa alvinegra conseguiu evitar o segundo gol.


O Botafogo promoveu várias mudanças, tentando mudar o panorama, incluindo entradas de Santiago Rodríguez, Allan, Alex Telles e Mateo Ponte, mas sem alterar o resultado. Apesar da pressão nos minutos finais, o time da casa não conseguiu balançar as redes, e a partida terminou com vitória do Palmeiras por 1 a 0, mantendo a equipe visitante na frente graças ao gol de Felipe Anderson ainda no primeiro tempo.


Próximos jogos


O Botafogo volta aos gramados para enfrentar a LDU pela Libertadores, na quinta-feira, 21 de agosto. Do outro lado, o Palmeiras joga pela mesma competição e enfrenta o Universitário no mesmo dia.