Zagueiro atuou pouco, não renovou contrato e encerra passagem marcada por retorno após longo período sem jogar
Foto: Luis Miguel Ferreira / Ferroviária SAFO zagueiro Vitor Mendes está oficialmente fora da Ferroviária. Contratado em julho para reforçar o elenco durante a disputa da Série B, o defensor não teve o vínculo renovado após participar de apenas três partidas na campanha que terminou com o rebaixamento da equipe à Série C. Sua estreia demorou a acontecer: só entrou em campo em 13 de outubro, na 32ª rodada, com oito minutos diante do CRB — reflexo da lesão muscular que o tirou por três meses.
Depois disso, o defensor ganhou uma oportunidade como titular contra o Criciúma, na 35ª rodada, e voltou a atuar por 22 minutos diante do Athletico-PR, na 37ª. A breve sequência marcou seu retorno aos gramados após um longo período afastado: foram 720 dias sem atuar oficialmente em razão do envolvimento em um esquema de manipulação de resultados, caso que ganhou repercussão nacional. Antes de chegar à Ferroviária, sua última partida havia sido em 2 de maio de 2023, quando defendeu o Fluminense na vitória por 5 a 1 sobre o River Plate pela Libertadores.
Revelado pelo Santos e profissionalizado no Atlético-MG, Vitor Mendes acumulou passagens por Guarani, Boa Esporte, Figueirense, Juventude e Fluminense. Seu nome voltou aos holofotes quando conversas via WhatsApp o colocaram no centro de uma denúncia sobre manipulação de apostas. Segundo o Ministério Público, ele teria recebido R$ 35 mil para forçar um cartão amarelo quando atuava pelo Juventude, em jogo contra o Fortaleza em 2022. O zagueiro firmou acordo com o MP e não foi punido criminalmente.