Após um hiato de seis anos, o XV de Piracicaba, em parceria com o Caldeirão FC e a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), voltou a competir em uma competição oficial do Paulistão Feminino Divisão Especial. O retorno foi marcado por uma final emocionante, realizada na noite de segunda-feira, 20 de novembro, no Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília.
O Marília, que teve o direito ao mando de campo devido à melhor campanha, saiu na frente aos cinco minutos de jogo, com um gol da artilheira Juju. Larissa Mendonça ampliou a vantagem com um belo gol de fora da área aos 37 minutos da primeira etapa. Juju marcou novamente, fazendo o terceiro para o Marília.
As Guerreiras Zebradas, como são conhecidas as jogadoras do XV de Piracicaba, não desistiram e conseguiram diminuir a desvantagem ainda no primeiro tempo. A volante Isabela Vieira cobrou um escanteio aos 49 minutos, e a meio-campista Dani, capitã do Nhô Quim, desviou para o gol. No início do segundo tempo, o XV de Piracicaba marcou mais um gol, dessa vez em um pênalti convertido por Dani, após uma jogada individual de Ana Flávia.
No entanto, o Marília garantiu a vitória com o quarto gol, anotado por Wynne, e ficou com o título do Paulistão Feminino Divisão Especial 2023.
Ao longo do torneio, que começou com seis clubes, o XV de Piracicaba teve um desempenho sólido na fase de grupos, com três vitórias e duas derrotas, terminando em segundo lugar. Nas semifinais, o time venceu o Mauaense nos pênaltis após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
As artilheiras quinzistas no torneio foram Dani e Ana Flávia, cada uma com quatro gols. O time foi dirigido pelo técnico Leandro Silva.
Ficha Técnica:
– Campeonato Paulista Feminino Divisão Especial – Final
– Data: 20/11/2023
– Horário: 19h00
– Local: Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, Marília
– Gols: Juju (Marília) aos 5′, Larissa Mendonça (Marília) aos 37′, Juju (Marília) aos 46′ 1/T, Wynne (Marília) aos 7′ 2/T, Dani (XV de Piracicaba) aos 49′ 1/T, Dani (XV de Piracicaba) aos 5′ 2/T
– Cartões amarelos: Julinha (Marília), Dani (XV de Piracicaba), Rangeli (XV de Piracicaba)
– Árbitra: Adeli Mara Monteiro
– Árbitra Assistente 1: Carolina de Freitas Mendes
– Árbitra Assistente 2: Anna Beatriz Scagnolato
– Quarta Árbitra: Talita Ximenes de Freitas
– Analista de Campo: Eveliny Pereira de Almeida Silva
Times:
– Marília: Alana; Mycka (Letícia), Tikinho (Mayara), Thauane e Julinha; Gi, Wynne e Larissa Mendonça (Vanessa); Carol, Giovana Borges e Juju (Tamara) Técnico: Vinícius Costa
– XV de Piracicaba: Pâmela; Gleisi, Yasmin, Maria Paula e Rangeli (Jani); Nina (Ana Júlia), Isabela Vieira, Iara (Carol Mendonça) e Dani; Ana Flávia e Moara Técnico: Leandro Silva
Parabéns ao XV de Piracicaba por esse retorno notável ao cenário do futebol feminino paulista!