Na última quinta-feira (7), o XV de Piracicaba oficializou o empréstimo de uma temporada do atacante nigeriano, Hassan Haruna – canhoto de 19 anos – ao Flamengo. Hassan é original de Lagos, capital nigeriana, e chegou ao Nhô quim em 2023, mas por conta do fechamento da janela internacional, não conseguiu ser inscrito a tempo para competir.
O empréstimo é válido até o dia 31 de janeiro de 2025 e há uma opção de compra de percentual dos direitos econômicos do atleta ao término. O XV ainda comunicou que renovou o contrato do jovem antes de emprestá-lo. Sendo assim o contrato, que antes era vigente até 31 de Julho de 2025, passou a ser válido até 30 de novembro de 2026.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Haruna foi um dos destaque do XV na copinha. Em 4 jogos, o atacante marcou 2 gols. Ainda que tenha tido uma grande visibilidade no campeonato de base, o atacante participou de apenas 2 jogos pela equipe profissional. Sua estreia ocorreu na partida pelo Paulistão A2 contra o Comercial, em que entrou aos 26 minutos do segundo tempo. Seu segundo jogo pelo alvinegro foi na última quarta-feira (6), no qual atuou por apenas 17 minutos na goleada contra o Noroeste por 5×2.
Em coletiva, antes da partida contra a Briosa, no dia 16 de fevereiro, Paulo Roberto falou sobre a pressão da torcida e da imprensa para colocar o nigeriano para jogar e explicou os motivos para não ter feito até aquele momento, confira abaixo:
“Hassan é um jogador da base, ainda estamos trabalhando esse jogador. Não adianta ter pressa. Uma coisa é jogar na base, outra coisa é jogar no profissional. Existe uma distância muito grande de profissional para base, certo? E às vezes as pessoas querem atropelar isso aí”
Se você é fanático por futebol e por video games, deve estar acostumado a enviar seus olheiros para o continente africano em busca de novos talentos para suas equipes. Assim como a maioria dos times europeus fazem nos últimos anos. E com certeza você já deve ter se perguntado porque seu time não faz o mesmo.
Essa realidade começou a mudar recentemente, na Copinha de 2024 tiveram 6 jogadores africanos disputando a maior competição de base do mundo, confere a lista que consta o nome, idade, time, país de origem, e claro, a posição:
A chegada de jogadores estrangeiros, ainda em categorias de base, sempre gera uma expectativa. Porém, é necessário que as equipes e os torcedores tenham calma e cautela na utilização dos jovens que enfrentam as dificuldades da adaptação em um outro país e a barreira linguística.