Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

XV é superior, vence o América e garante classificação na Série D

Nhô Quim aproveita fator casa e garante vitória que dá classificação para a terceira fase

Por: Vinícios Cotrim
4 horas atrás em 27 de junho de 2026
Foto: Mariana Kasten/XV de Piracicaba

Na tarde deste sábado, 27, o XV de Piracicaba recebeu o América-RJ pelo jogo de volta da segunda fase do Brasileiro Série D. Depois do empate conquistado no Rio, Piracicaba viu o XV marcar duas vezes na primeira etapa e garantir a classificação no gramado do Barão de Serra Negra.

Escalações

XV de Piracicaba: Victor Golas; Thales Oleques, Almir Luan, Rennan Siqueira e João Victor; Gustavo Hebling, Dudu Vieira, Gabriel Chagas e Serginho; David Ribeiro e Paulo Marcelo. Técnico: Fernando Marchiori.

América-RJ: Rhuan; Julio César, João Victor, Marcelo Novaes e Arthur Vignolli; Ryan Couto, Felipe e Luã Lucio; Henrique, Fort Linato e Emerson Carioca. Técnico: Robson Silveira.

*Em atualização

Primeiro tempo

O XV de Piracicaba impôs um ritmo forte logo na etapa inicial e construiu uma vantagem confortável antes de ir para o vestiário, terminando os primeiros 45 minutos vencendo por 2 a 0. Os gols que ditaram o ritmo do jogo e encaminharam a classificação quinzista foram marcados pelo meia Serginho e pelo lateral-direito Thales Oleques.

A grande eficiência nas finalizações permitiu ao Nhô Quim controlar as ações no Barão da Serra Negra, aproveitando muito bem as oportunidades criadas para balançar as redes. O América-RJ nem conseguiu esboçar alguma reação após os golpes sofridos, pois os gols foram marcados perto do apito que definiu o intervalo, aos 43 e 47 minutos de jogo.

Segundo tempo

Na etapa complementar, precisando reverter o placar agregado de 3 a 1, a equipe carioca voltou com uma postura mais agressiva e se expôs no campo de ataque em busca do gol. Ciente da necessidade do rival, o XV de Piracicaba demonstrou maturidade tática para fechar bem os espaços e explorar a velocidade nos contragolpes.

Embalado pelo apoio das arquibancadas, o Alvinegro Piracicabano soube administrar a vantagem com segurança e tentou neutralizar as investidas do América-RJ. Sem novos gols no segundo tempo, o Nhô Quim garantiu o placar de 2 a 0 e assegurou a vaga na terceira fase do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro.