Nos últimos anos, foram poucas as oportunidades em que o XV de Piracicaba perdeu o jogo de ida de uma fase eliminatória e depois reverteu o placar desfavorável em sua casa, o Barão de Serra Negra. Fora a edição de 2022 da Copa Paulista, na qual o Nhô Quim se sagrou campeão, a equipe costuma ter dificuldade para avançar diante do seu torcedor. Caso o clube queira se manter vivo na competição, é preciso quebrar esse tabu e bater a Portuguesa por dois ou mais gols de diferença, visto que o primeiro jogo acabou em 1 a 0 para os lusitanos.
Nas últimas duas eliminações do XV, a chará do rival deste fim de semana, a Portuguesa Santista garantiu sua classificação em Piracicaba. Na Série A2 do Campeonato Paulista deste ano, a Briosa venceu na baixada por 3 a 2 e conseguiu um empate por 1 a 1 no Barão de Serra Negra, avançando para as semifinais. No ano passado, nas semis da Copa Paulista, após empate em 1 a 1 em Santos, o XV perdeu por 1 a 0 para a Portuguesa em seu estádio e caiu na competição.
[caption id="" align="alignnone" width="984"]
A Portuguesa Santista é uma grande pedra no sapato do XV desde o ano passado[/caption]
Mais, na Série A2 do ano passado, o Nhô Quim perdeu por 3 a 0 para a Ponte Preta em sua casa no mata-mata. No ano anterior, após perder para o São Bento em Sorocaba no jogo de ida das quartas, levou 5 a 1 no Barão.
Sem se importar, o fã do XV de Piracicaba deve encher o estádio para apoiar a equipe contra a Lusa, neste sábado (14), às 15h. Nesta edição de Copa Paulista, a equipe está invicta em seus aposentos, com três vitórias e dois empates.