Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

XV perde em casa e Marchiori aponta gramado e falhas como decisivos

Técnico cita gramado, desfalques e erros em bolas paradas na derrota para o São José no Barão da Serra Negra.

Por: Lucas Soares
4 horas atrás em 12 de fevereiro de 2026
Reprodução

O XV de Piracicaba foi derrotado por 3 a 0 pelo São José, em pleno Barão da Serra Negra, pela Série A2 do Campeonato Paulista. Após dois bons resultados, o Nhô Quim não conseguiu repetir as atuações anteriores e acabou superado ainda no primeiro tempo. Em entrevista coletiva, o técnico Fernando Marchiori analisou a atuação, destacou os problemas físicos do elenco e apontou falhas pontuais nos gols sofridos.

Segundo o treinador, as condições do gramado influenciaram diretamente no desempenho da equipe.

“Eu acredito que, com certeza, o gramado nos prejudicou muito. Seria para os dois lados. Nós tínhamos falado que era um jogo de duelo”, afirmou.

Marchiori explicou que o time tem enfrentado dificuldades físicas e uma sequência de desfalques importantes. O lateral-direito LG e o goleiro Vítor estão fora por cerca de 30 dias, enquanto o zagueiro Luiz deve desfalcar a equipe por até 12 dias. Marlon também vinha de entorse no tornozelo. Diante disso, o treinador optou por preservar alguns atletas.

“Com o campo do jeito que estava, a gente tem uma sequência de jogos. Colocá-lo e corrermos risco para a sequência, depois você não tem outro lateral. Era o que a gente tinha que fazer hoje”, justificou.

Os três gols do São José saíram ainda na etapa inicial, todos em lances que, na avaliação do técnico, poderiam ter sido evitados. O primeiro surgiu após escanteio defensivo. Já o segundo veio em uma disputa após tiro de meta, e o terceiro em contra-ataque originado de um escanteio a favor do XV.

“O segundo e o terceiro não se pode. Foram situações nossas. No terceiro deles, o Robson tinha que ter feito a falta tática ali e matado a jogada. Aí sim foram situações nossas”, analisou.

Para Marchiori, o jogo exigia força e imposição nos duelos individuais, algo que o XV não conseguiu executar.

“O campo hoje oferecia isso: duelos, disputas. Onde a gente tinha que ganhar esses confrontos. Acho que o primeiro tempo ficou muito abaixo nessa situação de duelar”, completou.

Sobre a opção de escalar Edson Cariuz e Paulo Marcelo juntos no ataque, o treinador explicou que a estratégia foi pensada justamente em função do gramado pesado, priorizando um jogo mais direto.

“O encaixe era um jogo mais direto mesmo. Por conta do gramado, nós não íamos conseguir ter articulação. A ideia foi o Cariuz ter sustentação e o Paulo ter penetração. Era retenção, jogo de briga, porque era o que o campo oferecia”, detalhou.

Com a derrota, o XV já volta as atenções para o próximo compromisso, diante do líder e último invicto da competição. Mesmo com o desgaste físico evidente, Almir e Paulo Marcelo deixaram o campo com cãibras, além da suspensão de João pelo terceiro cartão amarelo, Marchiori reforçou a necessidade de rápida recuperação.

“Temos que começar a pensar já. Não tem tempo para descanso. É ver quem vai estar à disposição de uma maneira boa para poder competirmos. Temos que ter tranquilidade e sabedoria para administrar isso”, finalizou.

Agora, o Nhô Quim busca reorganizar a equipe e reagir na Série A2 diante de mais um grande desafio na sequência da competição.