O XV de Piracicaba é a equipe que menos sofreu gols entre as três primeiras divisões do Campeonato Paulista. O Nhô Quim teve sua defesa vazada apenas três vezes em sete jogos, seguido por Primavera (A2), São José (A2), Sertãozinho (A3), Lemense (A3) e XV de Jaú (A3), que sofreram quatro gols em suas respectivas competições.
Os gols sofridos pelo time foram:
- Na vitória contra o Oeste por 2 a 1, fora de casa, na 1ª rodada.
- No empate em 1 a 1 contra o Capivariano, em Capivari, pela 3ª rodada.
- Na derrota em casa para o Juventus da Mooca, na última rodada (7ª).
Moisés Egert
O treinador do clube piracicabano concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), e a equipe do Tudo Sobre Paulista (TSP) questionou sobre sua capacidade de organizar o sistema defensivo:
“Por 14 anos eu joguei no 4-4-2 e suas variações. De 2023 para cá, adotei um sistema que começa com uma linha de cinco defensores, composta por três zagueiros e dois alas, e que vai sofrendo algumas mudanças ao longo do jogo, mesmo sem substituições.”
Moisés não define seu time como defensivo, mas sim equilibrado:
“Eu prezo pelo equilíbrio. Nos pontos corridos, é fundamental ter um sistema defensivo sólido, e é isso que nos faz estar onde estamos hoje (1º lugar do Campeonato Paulista A2). Para o mata-mata, é necessário marcar gols, então o sistema ofensivo também precisa funcionar. Acredito que estamos no caminho certo.”
Sobre o comprometimento dos atletas, o treinador finaliza:
“Dependemos muito daquilo que os jogadores fazem dentro de campo. Nosso equilíbrio existe porque eles compram a ideia, e isso tem funcionado. Aquilo que é minha convicção tem que ser também a convicção deles. E isso tem acontecido da melhor maneira.”
Próximo Compromisso
O XV de Piracicaba enfrenta o Rio Claro neste sábado (8), às 15h, no Estádio Dr. Augusto Schimidt Filho.
O Nhô Quim vem de uma derrota para o Juventus, mas segue como líder isolado da Série A2, com 16 pontos. Oeste e Primavera aparecem na segunda e terceira posições, respectivamente, ambos com 13 pontos somados.