XV vence o Comercial e avança para a final da Copa Paulista

Nhô Quim faz valer o fator mandante, vence e conquista a vaga em torneios nacionais

Por: Lucas Soares
2 semanas atrás em 27 de setembro de 2025
Foto: Mariana Kasten/ XV de Piracicaba


O XV de Piracicaba confirmou a força no Barão da Serra Negra e venceu o Comercial por 1 a 0 neste sábado, 27, pela semifinal da Copa Paulista. O gol da classificação foi marcado logo aos 4 minutos de jogo pelo zagueiro Luiz Gustavo, de cabeça, garantindo a festa da torcida alvinegra em Piracicaba.


Com o resultado, o Nhô Quim carimbou vaga na grande final da competição estadual e segue na briga pelo título. Já o Comercial, apesar da luta e da pressão no segundo tempo, não conseguiu furar a defesa piracicabana e se despediu da competição.


Escalações

XV de Piracicaba: Reynaldo, Michel (Iago), Luiz Gustavo, Luís Felipe (Almir Luan), João Victor, Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Djavan), Serginho, David Ribeiro (Erick Bessa), Léo Santos (Natan), Paulo Marcelo. Técnico: Moisés Egert.


Comercial-SP: João Lucas, Wellington Petuba, Leandro Sergipe, Lucas Lima, Felipe Mian (Gabriel Barros), Alex Silvério, Frank (Arthur Mascaro), Matheus Prado, Felipe Rodrigues, Carlos Bajé, Marcelinho. Técnico: Roberval Dalvino.


Primeiro tempo

No primeiro tempo, o XV de Piracicaba mostrou eficiência logo de cara e foi para o intervalo em vantagem sobre o Comercial. Aos 4 minutos, Luiz Gustavo aproveitou cobrança de escanteio pela direita e subiu livre para marcar de cabeça, inflamando o Barão. Depois do gol, o XV passou a controlar o jogo, com mais posse de bola e presença ofensiva. O zagueiro ainda teve outra chance clara, mas mandou por cima.


O Comercial, por sua vez, sentiu o golpe e teve muitas dificuldades para furar a marcação piracicabana. Tentou arriscar de longe, mas sem pontaria, e criou poucas oportunidades reais — as mais perigosas vieram em bolas aéreas com Frank, facilmente neutralizadas pela defesa do XV. Nos minutos finais, a equipe da casa ainda chegou a ameaçar ampliar, enquanto o Leão do Norte seguiu preso na marcação e sem criatividade.




Segundo tempo

No segundo tempo, o Comercial voltou com mais intensidade, tentando buscar o empate. Frank e Bajé criaram boas chances, obrigando Reynaldo a trabalhar e levando perigo em finalizações de fora da área. O XV, por sua vez, se fechou atrás e respondeu em bolas paradas, quase ampliando em cabeçada de Luiz Gustavo e em uma cobrança de falta de João Victor, que exigiu defesa espetacular de João Lucas.


As alterações deram novo gás às duas equipes. A reta final ficou ainda mais complicada para o Leão do Norte, que perdeu Wellington Petuba expulso após duas faltas em sequência. Aos 90 minutos, o Bafo deu o tiro final em cobrança de falta perfeita de Matheus Prado que exigiu uma linda defesa de Reynaldo.


Com um a mais, o XV passou a administrar a posse durante o resto do jogov e assegurou a vaga na final da Copa Paulista.


Próximos compromissos

Agora, o XV espera a definição do adversário da final da Copa Paulista.