XV volta a jogar uma final após quatro eliminações seguidas

Após eliminações seguidas em mata-matas, Nhô Quim volta a disputar uma final e busca o tricampeonato da Copa Paulista diante do Primavera.

Por: Lucas Soares
1 semana atrás em 1 de outubro de 2025


O XV de Piracicaba carimbou no último final de semana a sua vaga na fina da Copa Paulista de 2025. Já com a garantia de uma competição nacional, o XV joga as duas últimas partidas do campeonato em busca do poder de escolha entre Série D e Copa do Brasil.


A última vez em que o Nhô Quim esteve em uma final, justamente na Copa paulista, foi em 2022, quando venceu o Marília e se consagrou campeão. De lá pra cá, o clube alvinegro já se qualificou para cinco mata-matas, sendo eliminado em todos antes de chegar a final.


Em 2023, pela Série A2 do Campeonato Paulista, o time chegou até a semifinal. Após vencer a Portuguesa Santista por 2 a 1 e empatar sem gols no jogo de volta nas quartas, garantiu a classificação. Nas semifinais, porém, não conseguiu superar a Ponte Preta: derrotas por 3 a 0 e 2 a 0 decretaram a eliminação.


Ainda em 2023, na Copa Paulista, a equipe avançou nas quartas ao eliminar o Juventus, com vitórias por 2 a 0 e 1 a 0. Já nas semifinais, o adversário foi novamente a Portuguesa Santista. Após empatar por 1 a 1 na primeira partida, a derrota por 1 a 0 no jogo de volta encerrou a campanha.


Em 2024, o clube voltou a disputar a Série A2, mas caiu ainda nas quartas de final. Contra a Portuguesa Santista, perdeu por 3 a 2 no primeiro jogo e, mesmo com o empate em 1 a 1 na volta, acabou eliminado.


Na mesma temporada, pela Copa Paulista, começou bem ao eliminar o Oeste nas oitavas de final, vencendo por 1 a 0 e 2 a 1. Nas quartas, porém, parou diante da Portuguesa: derrota por 1 a 0 no primeiro confronto e 2 a 1 no segundo.




Neste ano, o XV novamente parou nas quartas de final no Paulista A2, ao ser eliminado pelo futuro campeão, o Capivariano, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder a volta por 2 a 1. A decisão foi para os pênaltis e o futuro detentor do título venceu por 5 a 4.


Agora, o Nhô Quim volta a vivenciar a final de um campeonato, contra o Primavera, em busca do tricampeonato da Copa Paulista. O primeiro jogo acontece neste domingo, 5, ás 15h, em Campinas, no Moisés Lucarelli.