O Botafogo-SP se livrou de forma antecipada do rebaixamento para a Série C, mas Zanardi acredita que o trabalho começa agora. Em entrevista ao GE, o treinador comentou que o Pantera merece viver situações melhores e usou Mirassol e Novorizontino como referências. Ambos estão na iminência de conseguir o acesso para a Série A.
“Botafogo é um time de camisa, time grande, uma cidade gigantesca, que merece ter um time na Série A. Mas para chegar na Série A precisa, primeiro, passar pelas etapas e processos. Temos que olhar hoje o Mirassol, o Novorizontino, não com inveja, mas como referência. O quanto fizeram de bom. O Novorizontino foi campeão paulista sub-20 agora.”, iniciou o treinador.
Com poucos anos no profissional, Zanardi possui um bom currículo nas categorias de base, onde ficou marcado no Corinthians. Ele também comentou sobre o uso dos garotos e praticamente garantiu que terá mais chances para o time sub-20 nesta nova temporada sob seu comando.
“Então, temos que dar passos para trás e olhar. Tenho um trabalho hoje muito junto com o sub-20, converso muito com o treinador, a gente vem trazendo esses processos para que esses jogadores possam munir o profissional. Não vou vender jogador X, vou vender o da base. O clube precisa ter renda. Não acredito em futebol sem categoria de base”, disse.
Ele foi contratado apenas para livrar o time do rebaixamento neste primeiro momento, mas o contrato até o fim de 2025 significa o início de um projeto. “Quando fui contratado, era para livrar do descenso. Fui traçando estratégias, evoluindo, e acho que evoluímos muito os jogadores em competitividade, entendimento de jogo, mas os erros estavam acontecendo em todos os jogos. E esses erros aconteciam em gol e a parte mental, psicológica, ia para baixo. Quando não tem isso junto, você tem um time arruinado.”, comentou Zanardi.
O Botafogo-SP se despede da temporada nesta sexta-feira, dia 22, diante do Coritiba, no Couto Pereira. A bola rola às 19h (de Brasília), abrindo a última rodada da Série B.