Reforço do Santos para a temporada de 2025, o meio-campista Zé Rafael trabalha para voltar aos gramados após passar por uma cirurgia na coluna. O jogador de 31 anos, que assinou contrato com o Peixe até o fim de 2027, foi anunciado no fim de fevereiro, mas ainda não estreou.
O Santos já tinha um acerto com Zé Rafael desde o fim de janeiro. No entanto, em 7 de fevereiro, o atleta precisou passar por um procedimento cirúrgico para tratar uma espondilolistese, um desalinhamento entre duas vértebras na região lombar.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Zé Rafael revelou que conviveu com a dor intensa durante toda a última temporada, o que impactou diretamente seu rendimento.
“Era uma situação difícil. Eu sentia dor para tudo, não só para treinar e jogar, mas também em questões básicas do dia a dia.”
“Joguei o ano todo com muita dor, consequentemente limitado. Nesse nível que a gente joga, estando a 100%, já é difícil competir. Agora, quando você está abaixo dos adversários, complica“, completou.
Desde o início das negociações, o Departamento Médico do Santos acompanhou o caso do jogador e definiu que a cirurgia seria a única alternativa para uma recuperação completa. O procedimento, inédito no futebol, realizado no Hospital Albert Einstein, envolveu enxertos ósseos autólogos e a aplicação de sínteses metálicas para estabilizar a vértebra afetada.
“Quando fui ao especialista, tomei um choque. Quando se fala de coluna, já imaginamos algo muito sensível, mas ele me passou segurança e tranquilidade. Isso foi fundamental para que eu fizesse o procedimento sabendo que poderia voltar a competir em alto nível“, contou o meio-campista.
Desde a operação, Zé Rafael vem alternando fisioterapia em São Paulo e no CT Rei Pelé. Ele já iniciou uma nova fase de reabilitação, realizando exercícios na piscina e no solo, sem sentir dores.
“Estou evoluindo de maneira muito rápida, mais do que a gente esperava e eu estou muito feliz com essa evolução. Desde o dia seguinte à cirurgia, já senti uma diferença no meu corpo. Já não senti a mesma dor que me incomodava durante um longo período. Com relação à recuperação, tenho de agradecer muito aos médicos, a equipe médica do Santos, a equipe de fisioterapia, a equipe pessoal minha também, que me ajudou por um tempo, fazendo os tratamentos nos períodos opostos ao clube.”
O jogador já trabalha fortalecimento muscular e, em algumas semanas, deve iniciar treinos no campo. A expectativa do clube é que ele esteja disponível ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
“Minha expectativa é muito alta, desde que eu vim para o clube. Eu sabia da responsabilidade que era vestir essa camisa. Eu sei que no primeiro momento é muito ruim você chegar e não poder já trabalhar de forma efetiva, mas entendi e respeitei o meu tempo e percebi que faz parte do processo. Então agora, evoluindo fisicamente, estou melhorando com relação a tudo isso. Eu espero que logo eu possa estar no campo para aprimorar a minha parte física e depois a parte técnica e tática com meus companheiros. Não vejo a hora de defender a camisa do Santos e mostrar o meu melhor. Mostrar para o que eu vim e o quanto eu posso ajudar a nossa equipe”, declarou Zé Rafael.
Enquanto isso, o Santos volta a campo neste domingo (6), às 20h30, na Vila Belmiro, para enfrentar o Bahia pela segunda rodada do Brasileirão.