Diego Pituca foi o primeiro contratado para temporada atual, quando assinou um pré-contrato para voltar à equipe do Santos ainda em 2023 – mesmo sem saber se teria rebaixamento. Em entrevista na sede da Federação Paulista de Futebol, o jogador relembrou os momentos difíceis e comemora que pode estar em mais uma final pelo time de coração.
“Falo por mim, comecei muito pequeno. Meus pais trocavam de comer para me dar uma chuteira e hoje posso estar aqui representando o Santos. É motivo de muita alegria, não só para mim. Estou muito feliz, tenho um carinho gigante pelo Santos e hoje estar na final é motivo de muita alegria. Espero conseguir meu primeiro título com a camisa do Santos” – disse o capitão do Alvinegro Praiano
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Anúncio de retorno de Diego Pituca | Foto: Santos FC
O caminho trilhado por Diego, com toda a certeza, daria um filme. Rodou por muitos clubes do interior paulista de menor destaque como Matonense, Guaçuano e União São João. Até que em 2015, após boa campanha no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, chamou a atenção suficiente para o Botafogo-SP contratar ele, onde ficou por dois anos.
É provável que o primeiro grande Dia D da carreira de Diego Pituca aconteceu em 29 de maio de 2017, data que foi contratado para atuar na equipe B do Santos. O segundo Dia D aconteceu por causa do treinador Jair Ventura que em 24 de janeiro de 2018 promoveu o jogador ao elenco profissional.
Vamos relembrar as datas e os jogos importante que marcaram a trajetória de Pituca pela a equipe santista:
Durante sua primeira passagem pela equipe da Vila Belmiro, Pituca fez 155 partidas e 8 gols. Com toda a certeza, o momento mais marcante de sua carreira foi a única final disputada contra a equipe do Palmeiras pela Libertadores de 2020.
No ano de 2021, Diego declarou que queria ficar no clube, mas se fosse necessário aceitaria sair para render dinheiro ao Santos. Exatamente o que aconteceu, vendido por 8,1 milhões de reais para o Kashima Antlers do Japão.
Nessa temporada, Pituca atuou como titular e capitão em todas as partidas, marcando 1 gol e mostrando sua liderança desde o primeiro minuto. O grande destaque do Santos é a evolução do meio-campo com a dupla Pituca e Schmidt. Por isso essa final do Paulistão pode ter um gostinho a mais para o jogador, assim como para Felipe Jonatan.