O XV de Piracicaba está reforçando seu plantel pensando na temporada de 2025. Nesta tarde de terça-feira (17), o clube apresentou em coletiva os novos reforços Matheus Carvalho e Mauricio Oliveira. Os atletas falaram um pouco das suas experiências e expectativas para o ano que terão pelo XV.
Matheus: Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que o XV me deu e pela confiança da diretoria. Já conhecia o clube e sua história desde 2022, quando joguei pelo Botafogo-SP. Sempre ouvi falar muito bem dos clubes de São Paulo. É o sonho de todo jogador atuar nesse estado. Venho muito motivado e disposto a trabalhar duro para conquistar meu espaço. Sabemos que o elenco está sendo montado com muita qualidade, formado por jogadores que chegam com grande determinação para alcançar os objetivos traçados pela comissão técnica e pela diretoria para 2025. Estou empolgado para disputar a Série A2 e, junto com meus companheiros, buscar o acesso tão desejado.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Maurício: Boa tarde! A expectativa não poderia ser melhor. Quero agradecer a Deus e a todos que se esforçaram para que eu pudesse estar aqui. Assim como o Matheus mencionou, o XV é um clube de muita tradição e reconhecido por todos. Estar aqui é uma grande oportunidade, e meu objetivo é, junto com a equipe, conquistar o acesso.
Sobre a experiência internacional de Matheus e as diferenças entre o futebol brasileiro e o exterior:
Matheus: Vejo que o futebol brasileiro tem se inspirado cada vez mais no que é feito lá fora. Hoje, temos treinadores que se qualificam constantemente, com cursos, inclusive promovidos pela própria CBF. Isso tem elevado o nível do nosso futebol. Exemplos como Botafogo e Palmeiras mostram essa evolução, com jogos intensos, que se assemelham ao estilo europeu.
Os jogadores brasileiros estão saindo mais preparados, e os profissionais, como treinadores e preparadores físicos, estão buscando mais especializações, inclusive em clubes menores no exterior. Minha experiência internacional trouxe esse aprendizado: a intensidade e o profissionalismo que devemos aplicar aqui. Culturalmente, sabemos que o Brasil é diferente da Europa em alguns aspectos, como postura e disciplina, mas estamos no caminho certo.
A CBF tem investido na qualificação, e acredito que precisamos nos empenhar continuamente, não apenas no lado profissional, mas também no pessoal. Sou uma pessoa que valoriza os estudos. Recentemente, concluí um curso de executivo de futebol. Isso não só me mantém focado mentalmente, mas também melhora meu desempenho em campo, tanto na inteligência tática quanto no entendimento do jogo. Essa busca por conhecimento me permite ajudar outros jogadores, especialmente os mais jovens, contribuindo dentro e fora de campo.
Maurício sobre atuar pelo XV e a Série A2:
Maurício: Boa tarde! Minha chegada ao XV representa uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento. Apesar de estar no meu quarto clube, continuo buscando evoluir. Assim como o Matheus, que tem mais experiência, gosto de aprender com ele e absorver o máximo possível. O que podem esperar de mim é muita entrega e determinação. Junto com meus companheiros, darei o meu melhor para alcançar os objetivos do clube.
Confira mais sobre a coletiva de Matheus Carvalho e Maurício Oliveira no vídeo da apresentação oficial.