Nesta terça-feira (21), o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz de Jesus, aceitou o pedido da Procuradoria e suspendeu temporariamente o gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes. A suspensão tem duração de 30 dias e foi aplicada devido à conduta do dirigente durante a partida entre o Timão e o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.
O presidente destacou que a conduta de Alessandro foi extremamente grave e não condizente com a postura esperada de dirigentes e atletas. Ele ressaltou que a atitude do gerente envolveu violência, falta de ética e outras infrações – veja a decisão completa abaixo.
Alessandro Nunes, gerente de futebol do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
A ação de Alessandro ocorreu no intervalo do jogo entre Corinthians e Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. No túnel de saída para os vestiários, o presidente Duilio e outros dirigentes do Timão foram cobrar a arbitragem, enquanto o gerente de futebol tentou invadir uma sala equipada com dispositivos de auxílio ao VAR.
A diretoria alvinegra ficou indignada com a não marcação de um pênalti em Matheus Bidu e a subsequente expulsão de Bruno Méndez. A Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) admitiu o erro. Recentemente, Alessandro voltou a comentar o ocorrido no Rio Grande do Sul.
Apesar de tudo, o Corinthians conquistou uma vitória heróica na partida e se afastou da zona de rebaixamento. Faltam apenas quatro jogos para o fim do Brasileirão e o Timão ocupa a 11ª posição, com 44 pontos conquistados, seis a mais que o Bahia, primeiro time dentro do Z4.
Confira a decisão do presidente do STJD abaixo:
“Trata-se de denúncia oferecida pela Procuradoria da Justiça Desportiva, em face de atos tipificados no CBJD, que foram praticados na partida disputada entre as equipes do Corinthians (SP) e Grêmio (RS), pelo Campeonato Brasileiro da Série A- 2023. (…)
ALESSANDRO MORI NUNES, gerente de futebol da equipe do Corinthians, praticou as infrações descritas nos artigos, 243-F; 258-B; 219 e 243-C do CBJD; devendo o mesmo ser apenado, e inclusive suspenso preventivamente. (…)
Neste sentido, restou-se evidente que as condutas do Sr. ALESSANDRO MORI NUNES, gerente de futebol da equipe do Corinthians, são de extrema gravidade e devem ser reprimidas preventivamente conforme pedido da Procuradoria.
O Pleno deste Tribunal tem sido rigoroso com qualquer tipo de agressão, seja esta física ou verbal. (…)
Conduta do Sr. ALESSANDRO MORI NUNES: (a) A Súmula aponta expressamente que após o término do primeiro tempo o denunciado, na zona mista: proferiu as seguintes palavras dirigidas à equipe de arbitragem: “vagabundo, você é safado, tendencioso, seu ladrão”; (b) A Súmula aponta que o denunciado “se dirigiu até a porta da sala, em que se encontrava os equipamentos var, em uma tentativa de invasão, entrando em confronto com os seguranças que estava (sic) na porta da sala, após o término da partida.”
(…) Ante o exposto, defiro a SUSPENSÃO preventiva do denunciado Alessandro Mori Nunes, gerente de futebol da equipe do Corinthians, por 30 dias ou até o julgamento deste processo por uma das Comissões Disciplinares deste STJD.
Intimem-se as partes para início imediato de cumprimento cautelar de suspensão, bem como a CBF e a Procuradoria Desportiva para que tenham ciência.
Distribua-se com urgência a presente denuncia para processamento e julgamento com a ampla defesa e contraditório devidos”.
O próximo confronto será na próxima sexta, dia 24/11, após Data Fifa. Neste dia, o Corinthians receberá o Bahia, na Neo Quimica Arena, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão.
Fique por dentro das notícias do Timão! Siga nosso perfil no Instagram.
Profetize os resultados do Corinthians nos próximos jogos! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.