O Guarani apresentou oficialmente Allan Aal como seu novo técnico em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (31). Com 45 anos, o treinador chega ao clube com a missão de reverter a delicada situação do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Ao lado do executivo de futebol Rodrigo Pastana, Aal falou aos jornalistas sobre os desafios que terá pela frente e destacou a confiança em uma possível recuperação.
A experiência de Aal em situações difíceis foi ressaltada durante a apresentação. Em 2022, ele assumiu o Vila Nova na última posição da tabela e conseguiu liderar uma impressionante reabilitação, levando a equipe ao 13º lugar. Agora, no Guarani, ele se depara com uma situação semelhante: o clube está na zona de rebaixamento, com apenas 11 pontos, e precisa superar uma diferença de oito pontos para a Chapecoense, a primeira equipe fora do Z-4.
“Dificuldade é muito parecida. A gente sabe que não vai ser uma missão fácil, mas eu vejo um elenco que tem condições de nos tirar dessa situação. Vamos trabalhar juntos e falar o mínimo possível. A última resposta foi muito boa, não apenas pelo resultado, mas também pelo rendimento. Vamos encarar assim, como em 2022 contra o Vila Nova, fazendo de cada jogo uma verdadeira final.”

Allan Aal durante primeiro treinamento no Guarani – Foto: Raphael Silvestre – Guarani
O primeiro teste para o novo comandante será contra o Ceará, fora de casa, na próxima terça-feira (06). A partida no Castelão marcará o encerramento do primeiro turno da Série B. Aal alertou para as dificuldades do confronto, considerando o Ceará uma equipe que, apesar de ter trocado de técnico recentemente, vem se destacando por um futebol ofensivo e incisivo.
“O Ceará é uma equipe que mudou recentemente de treinador e vem jogando de uma maneira mais incisiva ofensivamente. É muito difícil jogar na casa deles. É uma equipe que vem sendo moldada desde o ano passado e precisamos de personalidade para enfrentá-los. Esse é o nível que vamos enfrentar durante toda a competição e, por isso, vamos buscar jogar de forma equilibrada”.
Além de buscar a recuperação dentro de campo, Allan Aal enfatizou a importância do apoio da torcida nesta fase crítica. “ Eu vejo uma situação mais positiva no Guarani e vai ser muito importante a torcida nos abraçar e apoiar”, disse o comandante.