Precisando apenas de um empate contra o XV de Piracicaba para se classificar para as semifinais da Copa Paulista, a Portuguesa não sofreu um gol sequer nos últimos seis jogos que disputou. Na conta, entram os últimos três jogos da fase de grupos do torneio, as duas partidas das oitavas de final contra o São Bento e o jogo de ida das quartas contra o Nhô Quim, no qual a Lusa venceu por 1 a 0 e tem a vantagem na decisão.
Na atual edição da Copa Paulista, a equipe de Alan Dotti tomou apenas cinco gols nas 13 partidas que disputou. Isso representa a quarta melhor defesa da competição, mas a segunda melhor entre os clubes vivos no torneio, atrás somente do Taquaritinga. O XV de Jaú e o São Bento sofreram apenas quatro gols cada, mas acabaram eliminados na fase anterior.
Nas últimas seis partidas, a Lusa marcou cinco vezes e não foi vazada em nenhuma oportunidade. Segue abaixo o placar das partidas:
Portuguesa 1 x 0 XV de Piracicaba – Quartas de Final
Portuguesa 0 x 0 São Bento (5-3 nos pênaltis) – Oitavas de Final
São Bento 0 x 0 Portuguesa – Oitavas de Final
Portuguesa 1 x 0 São Caetano – Primeira Fase
União São João 0 x 3 Portuguesa – Primeira Fase
Portuguesa 0 x 0 EC São Bernardo – Primeira Fase
A última vez que o goleiro Rafael Pascoal tomou um gol foi contra o Oeste, no final de Julho, na única derrota da equipe no campeonato. O embate acabou em 2 a 1 para o Rubrão. Neste sábado (14), às 15h, a Lusa enfrenta o XV pelo jogo de volta das quartas de final, no Barão da Serra Negra, em Piracicaba.