Funcionários realizam a sondagem do solo da Vila Belmiro — Foto: Bruno Gutierrez
primeira etapa está sendo concentrada na arquibancada Cosmo Damião, onde ficam as torcidas organizadasO Santos iniciou, nesta segunda-feira (22), as obras para a ampliação da Vila Belmiro. A primeira etapa está sendo concentrada na arquibancada Cosmo Damião, onde ficam as torcidas organizadas.
No entanto, o projeto é maior e inclui, também, a construção de camarotes, espaço para lojas e uma praça de alimentação com capacidade para sete restaurantes. Além disso, a nova estrutura deve contar com novos elevadores, entradas e área de bilheteria.
Também está previsto um painel de LED na fachada do estádio, de três metros de altura e 12 metros de comprimento, na confluência entre as ruas Princesa Isabel e Tiradentes. A obra está orçada entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões, com previsão de término para dezembro deste ano.
– É o processo que vem acontecendo na Vila em termos de mais conforto, mais segurança e agora, também, com uma ampliação considerável. Depois vamos submeter ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Hoje o Santos possui um número de 20 mil e poucos (lugares) por parte do AVCB do Corpo de Bombeiros. Nós vendemos 17 mil e pouco. Aqui na arquibancada Cosmo Damião vamos quase que dobrar de três mil para quase seis mil pessoas. Isso representa um aumento na carga de ingressos a serem vendidos como também na lotação oficial do estádio.
– Nossa pretensão, após a vistoria, conseguir chegar a, pelo menos, uma carga oficial para mais de 20 mil espectadores. É a expectativa. Temos outras melhorias sendo feitas. Pretendemos expandir para até 21 mil pessoas por parte de AVCB.
Em termos de oficialização em CBF e Conmebol, pretendemos chegar um pouco mais – explicou o presidente Marcelo Teixeira. Teixeira esteve no local para fazer o início simbólico das obras na arquibancada Cosmo Damião. Os trabalhos são coordenados pelo assessor especial da presidência Júnior Bozzella.
Enquanto funcionários realizavam a quebra dos degraus da arquibancada, uma outra equipe trabalhava na sondagem do solo, etapa para verificar a profundidade, a resistência e as camadas do solo para definir a fundação das estruturas que irão sustentar os camarotes. Segundo o presidente do clube, as intervenções não irão impedir o Santos de atuar na Vila Belmiro.
– Nós temos fases sendo elaboradas. Nada interferirá durante os jogos. Porque as obras serão feitas externamente, durante o campeonato. Lógico que poderemos ter isolamento de algumas áreas. Mas nada que prejudique a Vila Belmiro com a sequência natural de jogos. Pretendemos ampliar o lado comercial de lojas para a rua Dom Pedro I após ampliação dos camarotes.
O dirigente voltou a ressaltar que as obras na Vila Belmiro não mudam a prioridade do clube em erguer uma nova arena no local em parceria com a WTorre. – Tudo faz parte de um processo de ampliação do estádio. O que não impede, que é a prioridade da gestão, o projeto com a WTorre.




