O São Paulo, recentemente coroado como campeão da Copa do Brasil, inicia a temporada de 2024 com reforços promissores e um olhar atento no mercado, visando fortalecer o elenco sob o comando de Dorival Júnior. O objetivo principal é encarar desafios como a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, em fevereiro, e a Conmebol Libertadores.
A equipe retorna às atividades nesta semana para a pré-temporada no CT da Barra Funda com algumas novidades já confirmadas. Os reforços incluem o volante Luiz Gustavo, experiente jogador que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2014, o atacante Erick, ex-Ceará, e o meio-campista paraguaio Damián Bobadilla.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Ao mesmo tempo em que o São Paulo se reforça, o clube sofre uma perda significativa. O zagueiro Beraldo, um dos destaques da última temporada, está na França para finalizar sua transferência para o Paris Saint-Germain. Outras negociações estão em andamento.
Chegadas e Objetivos Três reforços já foram confirmados, e mais dois são alvos para reforçar o elenco. A diretoria são-paulina está em negociações com o Grêmio para tentar a liberação do atacante Ferreira, visando preencher uma lacuna no plantel que ainda carece de atacantes velozes.
O Grêmio estipulou um valor de R$ 8 milhões para liberar os 35% dos direitos econômicos que possui do jogador, cujo contrato com o clube gaúcho vai até o final de 2024. O São Paulo busca alternativas para diminuir esse valor, considerando até mesmo a possibilidade de envolver jogadores do atual elenco para viabilizar a transferência. Entretanto, as negociações não avançaram significativamente nos últimos dias de 2023.
A diretoria busca também a contratação de um centroavante para ser uma alternativa a Calleri. No entanto, questões financeiras têm sido um obstáculo, uma vez que o atleta chegaria como reserva do argentino, destaque do elenco.
O grande reforço para 2024 já está garantido no elenco: a renovação do contrato do camisa 7 Lucas por mais três temporadas. Além disso, o atacante Luciano estendeu seu compromisso até o final de 2026, após receber sondagens do futebol árabe.
Saídas e Planos Futuros O clube negociou Beraldo por mais de R$ 107 milhões com o Paris Saint-Germain, mas não deve buscar um substituto no mercado imediatamente. Com Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Diego Costa, a posição não é considerada prioridade.
Nesta segunda-feira, o São Paulo se despediu do goleiro Felipe Alves e dos atacantes Alexandre Pato (fim de contrato), Erison e David (empréstimos encerrados), que não fazem mais parte do elenco de Dorival Júnior.
O lateral-direito Nathan está próximo de ser anunciado pelo Red Bull Bragantino, enquanto Caio Paulista está prestes a se juntar ao Palmeiras.
Essas movimentações podem resultar na permanência momentânea de Pablo Maia e Rodrigo Nestor, alvos de sondagens do mercado europeu. O São Paulo só reconsiderará a saída deles diante de propostas substanciais, considerando a atual situação econômica do clube.
O São Paulo ainda planeja negociar alguns nomes do elenco para reduzir o grupo de trabalho de Dorival Júnior. Jogadores como Gabriel Neves, Méndez e Luan, que estão fora dos planos da comissão técnica, podem deixar o Morumbi em janeiro.
Matheus Belém tem contrato até o fim de janeiro e deve deixar o clube. Marcos Paulo permanece vinculado ao São Paulo enquanto se recupera de lesão no joelho esquerdo, mas não faz parte dos planos para a temporada.
Elenco Atualizado do São Paulo: