Técnico destacou a força do adversário, pregou controle da ansiedade e pediu Barão cheio para duelo que vale vaga na terceira fase da Série D
Foto: Reprodução / XV TVO técnico Fernando Marchiori concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), véspera da decisão do XV de Piracicaba contra o América-RJ, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida será disputada neste sábado (27), às 18h, no Estádio Barão da Serra Negra.
No jogo de ida, disputado no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, as equipes empataram por 1 a 1. Com isso, quem vencer no Barão garante vaga na terceira fase da competição nacional. Em caso de novo empate, a classificação será decidida nas cobranças de pênaltis.
Durante a coletiva, Marchiori avaliou as características do América-RJ e destacou que o adversário tem um perfil ofensivo, com força pelos lados e jogadores de qualidade no setor de criação.
“É uma equipe bem treinada, forte pelos lados, com os noves de referência, Emerson Carioca e Natan, extremos rápidos e técnicos por dentro. Tem o Guilherme Garré, que é cerebral, pensa e tem uma qualidade técnica muito grande”, afirmou.
Apesar de reconhecer as virtudes do time carioca, o treinador entende que o XV precisa manter a própria identidade. Para ele, o equilíbrio será o ponto central para o Nhô Quim conseguir transformar o mando de campo em vantagem.
“Tem que ter equilíbrio e uma intensidade forte. Você tem que ser uma equipe agressiva, porém muito equilibrada, porque esse tipo de jogo de mata-mata exige isso para que você não tenha uma exposição tão grande”, analisou.
Marchiori também falou sobre o controle emocional do grupo. Com a expectativa de bom público no Barão da Serra Negra, o técnico ressaltou que o XV precisa evitar precipitações e saber lidar com a ansiedade natural de uma partida decisiva.
“É um jogo onde você precisa ganhar, conter a ansiedade e ter um jogo equilibrado, de ritmo forte e imposição forte. Com o apoio do nosso torcedor, dentro do nosso domínio, não podemos ter precipitações”, disse.
O treinador destacou ainda que os detalhes podem definir o confronto. Para Marchiori, em jogos de mata-mata, a concentração precisa ser alta desde o início, principalmente pela falta de tempo de recuperação nesta fase da competição.
“Quando chega em jogo de mata-mata, são os detalhes que fazem a diferença. Meia bola que você tiver, tem que tentar fazer. O fator competência nesse tipo de jogo é primordial”, afirmou.
Questionado sobre a arbitragem, o comandante quinzista disse que o clube também estuda o perfil dos árbitros e reforçou a importância de os jogadores manterem postura de respeito durante a partida. Ele também lembrou que, sem VAR, algumas decisões se tornam ainda mais difíceis.
“A gente procura sempre passar para os atletas a importância de nunca tomar cartão besta e sempre se dirigir com respeito. Não tendo VAR, fica sempre um pouco mais difícil nas tomadas de decisões”, comentou.
Marchiori evitou cravar novidades entre os relacionados e afirmou que ainda aguardava uma posição final do departamento médico. O técnico também foi perguntado sobre jogadores mais experientes do elenco, como Richard e Júnior Caiçara, mas preferiu valorizar o grupo como um todo.
“O elenco todo é fundamental e importante para isso. Cada um dentro de uma qualidade, uma característica e um perfil. Sou muito adepto à unificação de todos eles para que juntos possamos ter um bom jogo”, explicou.
Na parte final da coletiva, Marchiori fez questão de convocar a torcida para comparecer ao Barão da Serra Negra. O treinador agradeceu o apoio recebido desde sua chegada e destacou a consistência do trabalho recente da equipe.
“Desde que chegamos aqui, se pegarmos os últimos 13 jogos, foi apenas uma derrota. Isso mostra que o trabalho vem sendo muito consistente. Com eles tudo fica mais forte e melhor”, disse.
O técnico encerrou pedindo casa cheia para empurrar o XV em busca da classificação.
“Que eles venham para o Barão, encham essa casa e empurrem esses meninos, para que a gente possa sair daqui com um grande resultado”, completou.
O classificado do duelo entre XV de Piracicaba e América-RJ seguirá vivo no mata-mata da Série D e também garantirá, ao menos, presença na edição de 2027 da competição nacional.




